Não se acomode: livros para 2018 #1

Olá, leitores apaixonados ou pessoas que curtem um best-seller ocasional! Como vão? Eu estou bem, e demorei a aparecer porque pela primeira vez em 17 anos minha vida aqui fora anda bem movimentada. Adotei um gato, comecei a caminhar todas as tardes e tive algumas festinhas de aniversário para ir, já que metade da minha família nasceu em janeiro (juro que não estou exagerando, chega a ser bizarra tamanha coincidência).

Em meio a toda essa correria comecei a ler Harry Potter e as Relíquias da Morte, o que me fez pensar em como o ano passado não foi frutífero pra mim no quesito leitura, e me lembrou de uma velha wishlist literária que fiz no bloco de notas do celular (wish só de pegar na biblioteca e ler mesmo, porque comprar tá difícil). São na maioria obras que estou almejando há muito tempo, então decidi fazer delas uma meta para 2018! Aí vai a primeira parte, e espero que essa postagem também motive vocês a sair da zona de conforto e embarcar de cabeça no universo encantador da literatura.


Imagem relacionada
A mulher mais linda da cidade, Charles Bukowski: Uma viagem pelo universo­ infernal­ e onírico do velho e safado Buk, seus personagens desvalidos, seus quartos imundos de hotéis baratos; homens e mulheres­ que se movem num mundo estranho e brutal, perdedores que contracenam num mundo real, perverso. O sonho americano reduzido a trapos nas ruas desertas da madrugada voraz de Los Angeles. Crônica de um amor louco é o título do filme realizado em 1981 pelo italiano Marco Ferreri, baseado nos textos de Bukowski­ e cuja linha mestra é exatamente o primeiro conto deste livro: “A mulher mais linda da cidade”. Ao narrar a história de Cass, uma bela mestiça que passara a adolescência em um convento, Bukowski mergulha na excitação frenética, na insanidade corrosiva das noites mormacentas e manhãs de névoa poluída de Los Angeles.

De todas as obras do velho Buk que li, posso contar nos dedos de uma mão as que não gostei. Cada linha contém uma verdade gutural, esmagadora e quase nunca bonita, e isso me aquiesce e desafia de uma forma que só os bons livros e poesias fazem. Todo esse amor começou quando li a fanfic de uma amiga, inspirada no conto mestre do livro acima, A mulher mais linda da cidade, e desde então estou querendo lê-lo. Também vou assistir o filme citado na sinopse, que parece fantástico. (o livro custa só R$5,0 surtem comigo)


Resultado de imagem para as cavernas de aço


As cavernas de aço, Isaac Asimov: Em Nova York, o investigador de polícia Elijah Baley é escalado para investigar o assassinato de um embaixador dos Mundos Siderais. A rede de intrigas envolve desde sociedades secretas até interesses interplanetários. Mas nada o preocupa tanto quanto o seu parceiro no caso, cuja eficiência pode tomar o seu emprego, como acontecera com seu pai no passado.
É sci-fi e romance policial que você quer, @? Então toma, tudo no mesmo livro. Fiquei intrigada com a mistura de gêneros no começo, mas quando li algumas resenhas, achei genial. Esse livro, além de ter um plot instigante, foi inspirado no Mito da Caverna e se passa em uma sociedade onde não é mais possível ter benefícios naturais que temos hoje em dia, como observar a natureza, respirar ar puro ou simplesmente caminhar sob o sol. E, ao contrário do que possa se imaginar, as pessoas não fazem questão alguma disso, pois preferem passar a vida dentro de suas "cavernas tecnológicas".


Azeitona, Bruno Miranda: Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas. Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada. O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.
Bruno Miranda é um youtuber, mas vamos deixar o preconceito de lado, pois antes de tudo ele é também um escritor. Azeitona é seu primeiro livro publicado — "Se você gostou do vídeo, sabe do que você também vai gostar? De Azeitona, a venda nas melhores livrarias de todo o Brasil!" —, e como toda boa fangirl, quero muito ler e saber quão talentoso é o menino que alegra minhas madrugadas com seus vídeos. A sinopse parece maravilhosa, e me deixou com a sensação de se tratar de um daqueles romances adolescentes gostosinhos, que não tem nenhuma lição grandiosa mas a gente lê em um dia pra saber logo o final.





Capitães de Areia, Jorge Amado: A obra retrata a vida de um grupo de menores abandonados, que crescem nas ruas da cidade de Salvador, Bahia, vivendo em um trapiche, roubando para sobreviver, chamados de "Capitães da Areia".
Nunca fui de ler clássicos nacionais, e prometi a mim mesma que passaria a ler ao menos um por ano, visto que temos uma literatura maravilhosa e vasta, que deve ser apreciada. Capitães de Areia será minha "primeira vítima", tanto por recomendação de uma amiga de muito bom gosto quanto pela insistência da minha mãe em fazer merchan do Jorge Amado por aí.


🌼 Câmbio, desligo 🌼

Observações: Rezem comigo pra que eu consiga juntar dinheiro esse ano, porque alguns desses livros simplesmente não existem na biblioteca da minha cidade. E obrigada de coração pelos comentários maravilhosos que todos deixaram na postagem passada 💚

16 comentários:

  1. Olá Murphy!
    Achei seu espaço na internet uma graça.
    Eu vou indo bem. Que bom que sua vida está movimentada, a minha vida tá normal, parada como sempre.
    Gatos são um amor.
    Pelo fato de metade da sua família aniversariar em janeiro, imagino como deve ter sido um mês movimentado,e bom.
    Alguns desses livros não conhecia.
    Tenho muita curiosidade de ler alguma obra de Bukowski, essa qual citou no post, me despertou curiosidade em ler. 5 reais? what? pior que nem 5 reais tô tendo kkkkk.
    Eu não conheço esse youtuber, mas esse livro já vi muito a capa dele aqui na internet, e nunca tinha me interessado em saber sobre o livro. Mas eu ao ler essa sinopse, me interessei muito. E parece mesmo ser um livro bom de ler.
    Eu também tenho livros na minha lista de desejos que estou há anos querendo. Mas com força e fé, nós vamos conseguir adqui-los.
    Espero muito que você consiga adquirir todos estes ♡
    https://noitecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Geórgia! Primeiramente, que icon lindo, de uma seriezinha mais linda ainda! <3 E fico feliz que tenha gostado desse cantinho

      Espero que você também consiga zerar sua wishlist <3 Que bom que se interessou por alguns dos livros. E sobre o d Bukowski: se joga, sério. Acabei de ler um dos contos e posso dizer com certeza que vale a pena, haha.

      Obrigada por comentar <3

      Excluir
  2. Pois bem,minha vida por trás dessa página anda bem movimentada mas com problemas. Não vejo a hora de serem resolvidos! Nunca tive um gatinho,então não consigo apreciar essa beleza! No mês de Janeiro tive apenas dois aniversários,o do meu pai e de um amigo que acabei que nem fui.
    Eu comecei a ler a Saga de Harry Potter e estou já no segundo livro. Não sei se minha opinião vale,mas achei que o livro "A Pedra Filosofal" foi fiel sim ao livro em algumas partes...
    Amo Bukowski,e a pouco tempo eu li Misto-Quente! É inspirador na verdade,as obras dele.. Enfim,não sabia que ele era um youtuber,estou a conhecer por agora. Não sou muito de acompanhar Youtubers que costumam falar sobre livros,mas é sempre bom dar uma inovada não é mesmo?

    uma figueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas <3

      Espero que consiga resolver seus problemas logo, viu? E ter um gatinho é uma experiência maravilhosa!

      Faz um tempo que não assisto aos filmes, mas no fandom muitos têm a mesma opinião que você. E eu quero muito ler Misto-Quente, socorro dksjdks E espero que você dê uma chance ao menino Bruno, ele é muito talentoso, como youtuber e escritor

      Excluir
  3. Adotou um gatinho? Que amooooor! Isso de caminhar todas as tardes deve fazer um bem danado, né? Acho show quem tem a disposição pra isso hahaha e ó, eu nasci em janeiro também, amo! Quanto aos livros, tenho muito interesse em ler Azeitona, acho a sinopse bem diferente, sabe? E não sabia que o moço era youtuber! Curti As Cavernas de Aço, acho o Mito da Caverna super interessante e deve ser ótima uma história inspirada nele. Quanto aos outros dois não são livros que me chamam muita atenção, mas vou ficar torcendo pra ti conseguir juntar dinheiro pra comprar esses livros todos, viu?
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adotei sim, e estou cada dia mais encantada <3 Olha, foi bem difícil arranjar a disposição e dar a cara a tapa, mas garanto que depois de alguns dias indo arrastada, você passa a adorar dksjdk

      Fico feliz que alguns tenham te chamado a atenção, e obrigada pela torcida <3

      Excluir
  4. Hello. First: As pessoas que te recomentaram Capitães de Areia estavam absolutamente certas em recomendar. É uma história muito legal, de verdade. Acho que é um bom começo (ótimo) na literatura nacional.
    Eu não sabia que Buk. tinham livros que não fosse poesias (pelo que entendi). Tipo, até uns anos passados eu virava o nariz para esse poeta, por puro preconceito, até que li um poema dele, sem saber que era dele, e fiquei tipo: D: socorr
    Cara, fiquei muito afim de ler!! Ah, outro que talvez seja no mesmo estilo "expor o conformismo acerca do lado ruim das coisas" é o cara que escreveu ensaio sobre a cegueira. Os dois estão na minha wishlist de livros (Bukv recém adicionado).
    E essa sinopse super gostosa de Azeitonas? Eu amo esse tipo de livro. E, apesar de ser youtuber, o cara que escreveu é Br ainda, né? Cool. A sinopse me lembrou algo que a Rainbow Rowell escreveria.
    Bjus on heart
    4mor-nuvem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nanda!

      Ah, que ótimo então. Eu queria começar com um livro 10/10 pra ter estímulo ao ler os próximos, hehe.

      Menina, descobri isso só há uns meses também, mas sim, ele escreve contos. E passei pela fase de negação também, haha. No meu caso foi porque todos estavam falando dele e era metida a cult que não lia coisas populares ~vergonha E vou pesquisar sobre esse autor aí. Já li algumas resenhas de Ensaio sobre a cegueira.

      SIM!! Meu deus, acho que compartilhamos pensamentos dksjdk E fico feliz que tenha conseguido adicionar algo a sua wishlist <3

      Excluir
  5. socorro ester é você?
    eu não sei se tu lembra de mim mas eu sou a "yuni" do cute universe, só que eu acabei mudando um monte nesse tempo que a gente não se falou e agora sou só a joana mesmo slkdjsdlfjs' que legal saber que teu mbti é infp, eu sou isfj o/ é muito bom saber que tu voltou pra blogosfera!! eu vou adicionar esses livros ao meu skoob porque eu to tentando ler bastante (eu li seis livros em janeiro) e seria legal se tivéssemos livros pra discutir, né?
    beijo, foi muito bom te ver por aqui de novo aaaa
    https://g-uertena.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heyhey, Joana!

      Claro que lembro, mulher. E ainda tô tentando me acostumar a pensar em você como Joana e não Yuni dksjdk

      Aeee temos o mesmo mbti \\o E adiciona sim, vai ser ótimo discutir sobre eles contigo. Foi muito bom te reencontrar por aqui também, tô até emocionada dksjdk

      Excluir
  6. O ano passado também não foi dos melhores na leitura, somos duas tentando ler um pouquinho mais em 2018.
    Coincidentemente, tô relendo um livro de Bukowski (Misto Quente). A Mulher Mais Bonita Da Cidade sempre me atraiu muito, vou tentar ler pelo menos o conto pela internet. "Cada linha contém uma verdade gutural, esmagadora e quase nunca bonita" sim! Eu estava conversando sobre isso com um amigo há tipo, uma hora atrás. Adoro Bukowski, tanto que tenho um verso dele tatuado.
    Eu acompanho o canal do Bruno e já ouvi falar muito do Azeitona ahhahuh Entretanto, ainda não tinha lido a sinopse. Gostei! Fiquei curiosa também pra saber sobre a escrita do rapaz e o livro parece ser muito bom.
    Capitães de Areia é um livro incrível, sério, você não vai se arrepender de ler. É um livro extremamente intenso e que traz consigo tantas emoções maravilhosas! Um dos meus favoritos. É uma ótima pedida pra entrar na literatura nacional, você vai amar.

    um beijo,
    acid-baby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é a segunda pessoa a citar Misto Quente aqui; estou quase adicionando ele à wishlist dksjd E tente sim, garanto que vale a pena. É muito bom encontrar alguém que também goste tanto dele, e um dia quero saber que verso você tatuou <3

      Ele faz muita propaganda, né? DKSJDKSJ E vou dar um jeitinho de ler Capitães de Areia assim que possível. Só apareceram reviews positivas até agora.

      Excluir
  7. Oi Ester! Seu nome me lembrou de uma gata que eu tinha adotado (filhote) aí eu apelidava ela de Ex Ex (meu sotaque deixa o s com som de x. Mas quanto ao post, que legal ter adotado um gato. Atualmente eu só estou com cachorro em casa mesmo. Sabe, acho que esse ano também pretendo ler mais. Eu não conheço, nem ouvi falar de nenhum dos livros citados daí. Mas agora estou mais informada. Achei o último bem interessante. Espero que você consiga comprar os livros! Beijão!

    Snack Cheese Viva o leite ~🍪v i s i t e - n o s🍪

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iza!
      Socorro DKSJDKSJS Você é carioca? Já conheci uma menina que era de RJ (ou SP, sempre confundo o sotaque) e pronunciava "Ixxxter" KSJDKSJD

      Eu pensei em adotar um doguinho, mas meu pátio não é totalmente fechado ~choro
      Fico feliz que tenha te apresentado a esses livros, e que bom que se interessou por algum ^^

      Excluir
  8. Oi, Ester! Como vai?
    Minha vida sempre foi parada também, mas agora, finalmente, está voltando á movimentação toda do período de trabalho e aulas. Acho que me acostumei com a correria e sinto até um pouco de falta dela. Ano passado também não foi muito frutífero pra mim em termos de leitura, mas esse ano também estou buscando melhorar. Espero que ambas consigamos, e que venha dinheiro pra comprar vários livrinhos! Ou pelo menos um kindle com a assinatura do kindle unlimited, hehe! Comecei a ler Capitães da Areia uma vez e parei porque era muito nova (e não sabia o que tava fazendo, porque que livrão!!). Acho que você vai gostar.

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Caroline! Vou bem, obrigada por perguntar sz

      Ah sim, te entendo. Minhas aulas voltam só em março e confesso que também já sinto um pouquinho de saudades da rotina.

      Que suas palavras se tornem realidade dksjdk E os comentários aqui (incluindo o seu) estão quase me fazendo correr pra biblioteca e ler logo esse livro. Tô sentindo aquela expectativa que antecede grandes leituras hehe

      Excluir

Modelo por Grabarz do WioskaSzablonów © { X X X X }